sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

TIM BURTON FALA SOBRE “DARK SHADOWS”


O diretor Tim Burton deu entrevista por telefone ao site da MTV, falando sobre seus novos 
projetos: “Frankenweenie”, “Abraham Lincoln: Vampire Hunter” e “Dark Shadows”. 
Destacamos aqui os trechos em que ele fala sobre “Dark Shadows”, que estreia em maio nos 
EUA. Ainda não há data confirmada para o Brasil.
Por Josh Horowitz

Como você está dividindo seu tempo entre os vários projetos?
Com “Frankenweenie”, é um pouco mais fácil de fazer, porque você só tem algumas imagens 
chegando a cada dia. É como um processo em câmera lenta. Quando você está lidando com 
algo como “Dark Shadows”, que é imediato e intenso. E depois, com “Lincoln”, o [diretor] 
Timur [Bekmambetov] é ótimo. Eu estou lá apenas para apoiá-lo. É um projeto que eu 
realmente gostava e só queria observar.

Em que estágio de “Dark Shadows” você está agora?
Em pânico. Nessa fase. Nós estamos fazendo a edição e efeitos. Não é uma imagem com 
efeitos pesados, mas ainda tem coisas lá. Há um tom estranho para o filme. Isso é sempre o 
que é divertido sobre filmes. Você nunca sabe exatamente o que são. Torna-se emocionante 
e assustador e por isso você gosta de fazer. Tenho que me manter lembrando isso.

Com mais de 1.200 episódios da série original para recorrer, o que foi importante 
manter para você?
Ela tem uma vibração estranha. E não é algo que muitas necessariamente saibam. Você está 
tentando fazer uma novela estranha. Senti-me muito sortudo, porque o elenco é muito bom. 
Pessoas como Michelle [Pfeiffer] cresceram assistindo. Alguns do elenco conheciam. Alguns 
não, mas eles estavam todos dispostos – entrando no espírito estranho do que “Dark 
Shadows” foi. Ela tem um estranho senso de melodrama intensificado. Houve uma geração 
de nós que corria da escola para casa para vê-la. Isso, provavelmente, porque nós éramos 
tão maus alunos. Nós deveríamos ter feito lição de casa e, em vez disso, estávamos 
assistindo “Dark Shadows”. Foi difícil colocar em palavras o tom que ela tinha. Tinha uma 
seriedade estranha, mas era engraçada de uma maneira que não era realmente engraçado. 
Nós apenas tivemos que tatear por dela para encontrar o tom. Nós não fizemos nenhum 
ensaio real, porque o elenco entrou em momentos diferentes. Mas havia uma foto antiga do 
elenco [original] que eu sempre lembrei então, alguns dias antes de filmar, nós juntamos todo 
o elneco para uma foto semelhante, para que todos pudessem ver uns aos outros e sentir 
essa vibração de fazer uma foto de grupo. Isso ajudou a definir o tom mais do que qualquer 
coisa. Clique para continuar lendo >>>

Algumas das tomadas se passam nos anos 1700, mas a maior parte ocorre em 1972, 
não é mesmo?
Sim, ele remonta a 1700, mas é principalmente em 1972, que para a era de “Dark Shadows” 
é a era moderna. Para mim, foi um momento assustador.

Será que o filme deixa muito a casa ?
Um pouco, mas a coisa sobre “Dark Shadows”, foi que era um mundo muito hermeticamente 
fechado. É principalmente o melodrama familiar interno. Você ganha um pouco de sentido do 
mundo, mas é como em “Grey Gardens”, onde essas pessoas estão em seu próprio tipo de 
mundo.

Você utiliza a viagem no tempo no filme?
Não muito. Um pouquinho. Para mim, é quando o tipo de programa me fez querer fazer lição 
de casa. Eu pensei, espere um minuto! Isso veio perto do final da trilha da série.

Você decidiu não fazer 3-D desta vez?

Não. Está nos anos 70, cara. Apenas “Frankenstein’s Bloody Terror” foi em 3-D. Esse é o 
único que eu lembro daquele tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário