Fontes disseram ao The Hollywood Reporter que o próximo capítulo da franquia da Disney Piratas do Caribe teve sua data de lançamento adiada para depois do verão de 2015.
O produtor Jerry Bruckheimer comunicou a decisão de adiar Piratas do Caribe: Dead Men Tell No Tales, que traz de volta Johnny Depp no papel do Capitão Jack Sparrow, foi tomada por questões relativas ao roteiro. Ele está esperançoso que o filme possa estar pronto para o verão de 2016.
“Nós temos um esboço que todo mundo ama, mas o roteiro não está pronto,”
Bruckheimer revelou em uma entrevista exclusiva para o THR.
O filme vem na sequência do fracasso de The Lone Ranger (O Cavaleiro Solitário) nas bilheterias deste verão. A Disney disse que os $250 milhões destinados à produção e à equipe por trás dos filmes dos Piratas poderiam ser reduzidos para $190 milhões.
Quando questionado sobre se o valor potencial a ser destinado ao próximo Piratas teria influenciado o “atraso”, Bruckheimer respondeu,
“Tudo como um fator. Queremos um roteiro que todos tenham aprovado e um orçamento idem.”
Estes projetos chegaram a custar $300 milhões no passado). Chegar com um grande roteiro é “sempre difícil”, disse Bruckheimer, e após este verão, “todo mundo está mais cauteloso”. O verão viu muitos filmes caros tendo desempenho negativo.
A Disney espera agora manter o custo do quinto filme dos Piratas abaixo dos $200 milhões – uma meta que é improvável o estúdio atender. Mas, trazendo Joachim Ronnin e Espen Sandberg, diretores de Kon Tiki, que fizeram seu filme na água por um preço mais acessível, deve ajudar a manter os custos baixos. No entanto, observadores da indústria cinematográfica têm antecipado uma negociação difícil entre a Disney e Bruckheimer, dado o tamanho prejuízo de The Lone Ranger (O Cavaleiro Solitário).
Bruckheimer disse que foi necessário empurrar o projeto porque “supostamente, nós começaríamos em Março e você começa a gastar muito dinheiro agora”. De acordo com o produtor, os cineastas dos Piratas não foram felizes com o roteiro inicial de Jeff Nathanson, e agora ele está trabalhando em uma segunda tentativa com base no esboço bem recebido. Mas Bruckheimer pergunta: “Como você esboça um orçamento?
A fonte diz que o estúdio achou que o roteiro original de Nathanson “era muito caro, mas também era muito complicado e difícil de seguir.”
Perguntado se ele ainda está confiante de que o projeto vai se reunir, Bruckheimer diz:
“Você nunca está confiante com qualquer filme que seja. Mas é uma franquia de bilhões de dólares.”
O último filme dos Piratas, On Stranger Tides (Navegando em Águas Misteriosas) em 2011, arrecadou $1,04 bilhão de dólares.
A Disney está alinhada com o projeto de tal modo que não está pressionando para um começo. E o verão de 2015 já está repleto de grandes filmes, incluindo o provisoriamente intitulado Batman vs Superman, da Warner Bros, previsto para estrear uma semana após a data original de Piratas, em 17 de julho. A programação da Disney para 2015 ainda inclui Star Wars: Episode VII, outro filme dos Vingadores e um filme da Pixar, Inside Out